InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 
 

 Definições de alguns termos (divisões) da Linguística

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
DuxBellorum



Número de Mensagens: 1243
Data de inscrição: 03/03/2007

MensagemAssunto: Definições de alguns termos (divisões) da Linguística   Dom Out 28, 2007 11:17 pm

Definições de alguns termos linguísticos
(divisões da linguística)



Fonética - Ciência que estuda as características físicas, articulatórias e perceptivas da produção e percepção dos sons da fala, e fornece métodos para a sua descrição e classificação. A fonética divide-se em três grandes ramos: 1) fonética articulatória; 2) fonética acústica; 3) fonética auditiva ou perceptiva.

Fonologia - Ramo da linguística que estuda os sistemas sonoros das línguas. Da variedade de sons que o aparelho vocal humano pode produzir, e que é estudado pela fonética, só um número relativamente pequeno é usado distintivamente em cada língua. Os sons estão organizados num sistema de contrastes, analisado em termos de fonemas, segmentos, traços distintivos ou quaisquer outras unidades fonológicas de acordo com a teoria usada

Morfologia - Disciplina da linguística que descreve e analisa a estrutura interna das palavras e os mecanismos de formação de palavras.

Sintaxe - Área da lingúistica que estuda as regras, as condições e os princípios subjacentes à organização estrutural dos constituintes das frase, ou seja, o estudo da ordem dos constituintes das frases.

Semântica - Área da linguística que estuda o significado tal como ele é estruturado nas línguas. O termo é usado de formas variadas em diversos campos, entre os quais é de salientar a filosofia e a lógica em virtude da sua relação com a semântica linguística. Em filosofia é dada importância fundamental à relação entre linguagem (ou língua) e mundo, assumindo formas diversas consoante a concepção filosófica subjacente (realismo, nominalismo, conceptualismo...). Em lógica, a semântica de uma língua ou de um sistema formal é sobretudo o estudo das relações entre o sistema (estudado pela sintaxe) e os seus modelos ou interpretações.

Lexicologia - Estudo teórico do vocabulário nos seus múltiplos aspectos como frequência, distribuição, conteúdo, autonomia ou dependência de uma gramática. De um modo geral, a lexicologia incorpora no seu domínio todos os processos de derivação. Na lexicologia são utilizadas várias metodologias que representam diferentes tendências como a lexico-estatística, a lexicologia estrutural e descritiva, a histórica, a social, etc.

Terminologia - Estudo científico das noções e dos termos em uso nas línguas de especialidade.

Estilística - Estilística é o ramo da linguística que estuda o poder de expressão duma língua, a sua capacidade de provocar sugestões e emoções usando certas fórmulas e efeitos de estilo.

Pragmática - Disciplina que estuda os princípios da linguagem em situação de uso, na qual o locutor, o alocutário e o contexto são as categorias principais que determinam a interpretação linguística. Para a pragmática o significado das palavras é uma função da acção ou acções que com elas se praticam ou podem praticar, tendo em consideração o modo como as influências contextuais determinam o modo de agir linguístico. Muitas das recentes discussões na área da pragmática derivam da necessidade de existência de uma teoria pragmática que tenha o seu lugar ao lado da sintaxe, da semântica e da fonologia numa teoria geral da linguagem.

Filologia - Disciplina histórica que reproduz ou reconstrói os textos do passado, identificando e definindo as suas coordenadas sincrónicas e diacrónicas, linguísticas e situacionais. Culmina na crítica textual.

_________________


Nihil est incertius vulgo, nihil obscurius voluntate hominum, nihil fallacius ratione tota comitiorum.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Definições de alguns termos (divisões) da Linguística

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 ::  :: -